Características do Produto

06/06/2013

Nesse jogo de conhecimento de produto, os vendedores são solicitados a identificar as características corretas dos itens que vendem. É um bom exercício para determinar que componentes da equipe necessitam de um treinamento adicional. É também um incentivo para sua equipe conhecer tudo o que puder sobre os produtos da loja.

Tipo de jogo

Competição individual

Como jogar

Toda a equipe de vendas permanece de pé em fila de frente para o gerente. Este segura uma variedade de produtos, listando as características que poderiam ser associadas a cada item. Cada componente da equipe responde com verdadeiro ou falso (cada item tem ou não a característica mencionada?). 

Os vendedores que responderem incorretamente têm que se sentar. O último a ficar de pé é o vencedor

Regras básicas

- Selecione uma grande variedade de produtos da sua loja. Inclua itens velhos e novos, ou de giro rápido ou lento. Crie uma lista de possíveis características para cada um. Inclua características que realmente cada item possui e outras que não se referem àquele item. (Por exemplo: um som estéreo com equalizador, uma televisão com tecla SAP etc.); 
- Coloque seus vendedores em fila de frente para você. Segure os itens e anuncie a lista de características de cada um. Depois que você disser cada uma, os componentes da equipe terão que responder verdadeiro suspendendo a mão e falso não fazendo nada. Conte até três e exija as respostas ao contar quatro. Todos terão de responder ao mesmo tempo;
- Aqueles que responderem incorretamente terão que se sentar. Continue o jogo. A última pessoa que ficar de pé ganha. 

Duração sugerida 

Faça o jogo enquanto a loja estiver fechada. O tempo necessário para o jogo dependerá do tamanho de sua equipe de vendas e do número de itens que você escolher.

Premiações 

Dê um prêmio de pequeno valor ao vencedor. Você poderá premiar com um dos itens do jogo.

Promovendo o jogo

- Faça este jogo regularmente como um reforço ao treinamento de conhecimento de produto, como parte das suas reuniões de loja. Isso ajudará sua equipe a aprender mais sobre os produtos de seu ramo e suas respectivas características;
- Anuncie o jogo com uma semana de antecedência para permitir que as pessoas estudem os produtos no salão de vendas. Percorra o salão uma semana antes do jogo e interrogue-as sobre o conhecimento de produto.

Materiais e recursos necessários

- Itens e lista de características verdadeiras e falsas;
- Prêmio para o vencedor.


Extraído do Manual de Jogos e Competições para o Varejo, da GS&Friedman.