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Os últimos dias não têm sido fáceis para o mercado. A turbulência que nos cerca afeta o humor e a confiança do consumidor e, consequentemente, o desempenho das empresas e a produtividade dos profissionais. Com isso, não é difícil encontrar os desanimados e ouvir diálogos pessimistas. 

Reparo que as pessoas estão deixando que a situação seja maior que elas. Se acomodam na cadeira da reclamação e não partem para a solução, deixando o problema ganhar espaço e vencer.

Basta pensar: Se está difícil, de que adianta apenas reclamar e lamentar? Será que isso não dificulta ainda mais?

Aproveite esta reta final do ano e a época de Natal para dar um novo fôlego às suas vendas. Para ajudar, vou dar algumas dicas:

• Decore com carinho e criatividade a sua loja. Faça o cliente enxergar não apenas a decoração, mas o clima de Natal.

• Invista forte no atendimento e na experiência de compra de seus clientes. Para isso, prepare com intensidade sua equipe.

• Cuide do entusiasmo de sua equipe. Nada pior que uma loja linda mas com uma equipe de cara feia. 

• Planeje parcerias com outras lojas, para divulgar e alavancar vendas. Algo do tipo "comprando aqui você ganha desconto lá".

• Faça com que todos da empresa estejam em contato com os clientes, para que ajustes possam ser feitos a tempo de oferecer o melhor.

• Acompanhe os indicadores diariamente. Veja quantos clientes vêm à sua loja, quantos compram, qual seu tíquete médio etc. Faça isso junto com sua equipe e mantenha todos focados na palavra mágica: PRODUTIVIDADE.

• Acredite e contagie a sua equipe com esta crença.

Boas vendas, muita paz e boa leitura.

Fernando Lucena

Presidente e consultor do Grupo Friedman


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