Artigos 

fernando-lucena-alta.jpg

Em tempos mais difíceis, driblar os contratempos do mercado e da economia, tornou-se um verdadeiro malabarismo. Neste momento, somam-se as expectativas, frustrações e ansiedades de cada membro da equipe; fatores que precisam ser encarados pelo líder com prioridade e responsabilidade.

Se são exatamente as pessoas que farão a diferença, saber lidar com elas é uma tarefa prioritária para qualquer liderança. Principalmente quando falamos de épocas mais trabalhosas e que exigem um pouco mais de cada um.

As pessoas são diferentes e requerem “olhares diferentes”. Se todos fossem iguais, a tarefa da liderança seria muito mais fácil, e as empresas poderiam ser geridas com extrema facilidade.Mas, como é impossível ter este cenário, as empresas

 que desejam o sucesso precisam tentar aproveitar ao máximo todas as diferenças individuais de seus colaboradores, de forma a aumentar a produtividade.

Entender mais o perfil dos talentos que estão sendo procurados, e também os que estão em sua equipe, são fatores estratégicos. Saber lidar com eles e aprender a como desenvolvê-los pode se tornar um grande diferencial competitivo.

Reconhecemos a importância cada vez maior desse tema e o abordamos em nosso seminário PART (Programa de Atração e Retenção de Talentos). Entregamos aos gestores, de forma prática e assertiva, ferramentas e conceitos úteis para fortalecer ainda mais suas equipes.

De nada adianta uma equipe fortalecida, se o seu líder deixa a desejar. É preciso assumir uma postura diferente ao se deparar com estes desafios, principalmente no momento que vivemos.

A frente de todo esse processo, precisamos ter um líder que siga junto com a sua equipe; alguém que diga “vamos pessoal!”, em vez de simplesmente “vão...”, "porque eu ficarei aqui no meu lugar..."

Boa leitura, boas vendas e muita paz!

Fernando Lucena

Presidente e consultor do Grupo Friedman

  • Compartilhe: