Artigos 

fernando-lucena-alta.jpg

Nos últimos dias (e porque não dizer meses) dois assuntos recorrentes estão dominando todas as rodas de conversa: ou se fala da crise no país ou da política. Tem também a combinação destes dois temas: a crise que a política causou e que não é resolvida. 

Muito se aponta e muito se projeta, mas prestando atenção nos depoimentos reparo que muitas vezes as soluções estão sempre do lado de fora, seja das empresas ou das pessoas. É como se nós fossemos, literalmente, vítimas do contexto. Realmente, em parte somos, uma vez que muitos dos fatores não estão sob nosso controle. Mas uma parte sim!

Parte da solução está conosco, e é absurdo não assumirmos. Os fatores externos tem de ser suportados, não tem jeito, mas os fatores internos tem de ser resolvidos, melhorados ou eliminados.

Pense bem: quantas atitudes você pode e deve mudar

para melhor se adequar ao momento? Qual a sua contribuição para melhorar a situação?

Em termos de varejo, podemos adaptar estes questionamentos da seguinte forma: 

• O que de melhor posso oferecer para o meu cliente de forma a influenciar sua escolha? 

• Como fazer com que minha loja e minha equipe sejam as preferidas por nossos clientes? 

• Como posso preparar melhor minha equipe para cumprir esta estratégia? 

• Eu e meus gestores estamos preparados para guiar nossas equipes para o sucesso?

Como já foi dito uma vez: “o momento é de olhar mais para o espelho do que para a janela! ”. Está mais do que na hora de assumir a postura “deixa comigo!”.

Aceite o desafio e assuma sua responsabilidade. Inspire-se e inspire sua equipe para o melhor! Treine muito seu pessoal para entender, atender e vender mais. Prepare os gestores das equipes para que sejam capazes de desenvolver cada profissional. 

Espere o melhor e faça sua parte!

Boa leitura e muita paz.

Fernando Lucena

Presidente e consultor do Grupo Friedman

  • Compartilhe: